domingo, 27 de fevereiro de 2011

"And the Oscar goes to..."

Descobri na semana passada, sentindo na pele, como as pessoas podem mudar, e rápido, de opinião. No caso, eu me lembro de dizer que o Oscar é uma cerimônia irrelevante. Inclusive acho que a opinião da Academia representa muito pouco perto do que o público em geral representa. Mesmo assim, não acho mais tão irrelevante, claro que não é. Pra minha vida é, mas pra de alguém que ama cinema ou que vive dele, jamais.


E eu julguei o Oscar dessa maneira porque entendo pouco de cinema, e nunca fui de criticar filmes. Tenho uma tendência a achar que qualquer filme é ótimo e que a maioria das atuações são maravilhosas, a ser "maria-vai-com-as-outras" seguir opiniões de gente que entende, e por aí vai.

A lista dos indicados saiu há algumas semanas, e me atraiu, coisa que nunca tinha acontecido antes. Na época, tinha assistido a três entre os dez melhores filmes, e queria conferir "Cisne Negro". E fui. E ouvi falar bem de um ou outro, baixando, assistindo, e quando me dei conta, faltavam dois ou três para que, pela primeira vez na minha vida, eu conhecesse todos os filmes indicados ao Oscar (na categoria "Melhor Filme", claro). Não perdi a oportunidade, e, mesmo sem saber muita coisa, resolvi criticar. E, pra não se perder no que eu disser, confiram a lista de todos os indicados em todas as categorias aqui.

Antes de tudo, vou fazer uma reclamação sobre a birra da Academia com "A Origem". Mesmo indicado ao prêmio mais cobiçado, o diretor Christopher Nolan não foi lembrado, assim como Leonardo DiCaprio. Jesse Eisenberg foi bem? Foi. Jeff Bridges foi bem? Sim (eu avisei, eu não sei criticar). Mas nenhum dos dois o passou pra trás. Isso pra não falar nos atores coadjuvantes.

Dito isso, depois de assistir aos dez melhores filmes do ano, na visão da Academia, preparei um ranking com todos eles, com uma sinopse rápida (menos de um tweet - 140 caracteres), e uma rápida análise, misturando um pouco o que eu torço com o que eu acho que vai acontecer. Lembrem-se: eu não sei nada de cinema, apenas analisei como uma pessoa (quase) normal.

10º - Toy Story 3

Sinopse: Andy vai para a faculdade, e seus brinquedos acabam indo para uma creche. Lá, eles não recebem o carinho que esperavam.


Não, não coloquei "Toy Story" no último lugar porque não gostei do filme. Muito longe disso, o filme é o melhor da trilogia da Pixar, e, ainda que outros da lista possam ter sido melhores, criticamente falando, foi o único que realmente me encantou. Mas deve ganhar como melhor animação, e por isso eu, talvez injustamente, o desconsidero na disputa de melhor filme.

9º - Bravura Indômita

Sinopse: O pai de uma garota é assassinado. Ela resolve se vingar do assassino, e procura ajuda para encontrá-lo.


Não gostei. Ouvi falar bem do filme, e não correspondeu às minhas expectativas. O desenrolar da história é monótono, e me deu sono. Se foi dessa forma, que o final fosse mais animador. Mas não foi. (Se gostaram, não me xinguem. Consegui falar mal de um filme, olhem só.)

8º - Inverno da Alma

Sinopse: Garota de sorte tem que cuidar dos irmãos porque a mãe é doente. O pai, preso, vendeu a casa para sair da prisão. Ela vai procurá-lo.


Mais um filme monótono. Mas a atriz principal é brilhante, e mereceu a indicação que recebeu ao prêmio de melhor atriz. O papel dramático pode ter ajudado, mas ela o desempenhou de forma incontestável.

7º - A Rede Social

Sinopse: A saga do cara que criou o Facebook e de como ele ganhou toneladas de dinheiro e de processos.


Abaixem as armas. E me desculpem por não ter gostado tanto do filme. Não sei exatamente o porquê, mas não me conquistou. Foi muito bem feito, só não acho que mereça vôos mais altos. Talvez até consiga, não duvido disso.

6º - 127 Horas

Sinopse: Alpinista cai numa fenda, e uma pedra prende seu braço direito. Durante alguns dias, ele se diverte com sua câmera e seus pensamentos.


Não é exatamente o tipo de filme que eu gosto. E eu acabei gostando, e só por isso já merece aplausos. E eu recomendo, a quem julga o filme da mesma forma que eu julguei ("E ele fica o filme inteiro lá parado?"), que assista.

5º - O Vencedor

Sinopse: Lutador é treinado pelo irmão, que não se deu bem na carreira por conta das drogas. Com o apoio da família e da namorada, ele tenta vencer.


É, sem dúvidas, um filme sensacional. Inclusive acho que o Mark Wahlberg merecia uma indicação. Em compensação, os coadjuvantes se destacaram, e não devem sair de mãos abanando. (Se o Mark Wahlberg não foi tão bem assim, percebam vocês como eu sou um ótimo crítico)

4º - Minhas mães e meu pai

Sinopse: Filhos de um casal de lésbicas buscam o homem que doou sêmen para a inseminação de ambos. Ele os conhece, e acaba mudando a vida da família.


Foi o que mais me surpreendeu positivamente. Não esperava um filme tão bom. Infelizmente, não deve confirmar nenhuma das indicações.

3º - Cisne Negro

Sinopse: Bailarina é escolhida para o papel principal de "O Lago dos Cisnes". Depois disso, ela se vê "perseguida" por sua personagem.


É um filme perturbador. E é irritante como te deixa tenso. E como a Natalie Portman foi... perfeita.

2º - O Discurso do Rei

Sinopse: Um dos filhos do Rei é gago, e sua mulher o leva para um fonoaudiólogo. Relutante, ele vai, e acaba criando uma amizade essencial para ele.


Concordo com todas as críticas positivas a "O Discurso do Rei". Correspondeu a todas as expectativas. As interpretações de Colin Firth e Geoffrey Rush são... dignas de Oscar. E é o filme em que aposto para levar a estatueta.

1º - A Origem

Sinopse: É uma história de sonhos, onde existem sonhos dentro de outros sonhos. Impossível explicar em 140 caracteres.


Como já disse antes, apesar dessa indicação, foi injustiçado nas premiações individuais. Até por isso, acho que está longe de vencer, mas tem a minha torcida. Foi, talvez até de todos que já vi na vida, o filme que mais me fez pensar depois que eu terminei de assistir. Eu sei que tem gente que não gostou exatamente por isso, por ser perturbador, mas a ideia (louca) de "A Origem" me agradou.

-----

Bom, é isso. Se quiserem um especial feito por alguém que está mais familiarizado com cinema, recomendo o que a Fernanda fez essa semana. Vale a pena.


PS: Foi só porque eu resolvi assistir tudo, ou a lista de indicados desse ano é bem melhor que a do ano passado? Tenho a impressão de que a safra 2011 foi muito melhor.


PS(2): Não comentei nada sobre injustiças com "Harry Potter" porque os filmes sequer são unanimidade entre os fãs. Eu mesmo não sou um grande fã deles. Ainda assim, do alto da minha ignorância, acho que já mereceu pelo menos alguns prêmios individuais. Pelo que eu sei, nunca recebeu nem indicações além das categorias "blablablá".

PS(3 - juro que é o último): Reconheçam, eu sou o rei das "tweetnopses" (gostei, vou até patentear).

4 comentários:

  1. Tentei ver todos, mas não deu certo. Tenho "O Vencedor" e "Toy Story 3" baixados aqui, tentarei assistir antes do prêmio, mas... minha torcida fica pra "O Discurso do Rei". Com certeza, um dos melhores filmes que vi em muito tempo. "Cisne Negro" eu achei bom, mas nem metade do que estão dizendo. É um BOM filme, não um GRANDE filme, na minha opinião, é claro.
    Bom, veremos...

    Beijos ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que vc foi muito bem nas "tweetnospes", hahah, e nas críticas, apesar de discordar de algumas. Eu jamaais colocaria A Rede Social em 7º (pra mim é o filme do ano) ou Minhas Mães e Meu Pai (não gostei, achei o final bem ruim) na frente de O Vencedor (o problema do Mark Wahlberg nesse filme é que ele é muito bom sim, mas perto do Christian Bale do crack e da Amy Adams, cabou, né). Acho Cisne Negro o filme mais inteligente e O Discurso do Rei o mais bonito, devem ganhar os premios de melhor ator/atriz, mas ainda torço pra Rede Social. E também achei muuuito injusto, parem-o-mundo-que-eu-quero-descer, o fato de Christopher Nolan não ter sido indicado. Mas, como diz Rubens Ewald Filho, aquele poço de intelectualidade cinematográfica, hahah, Oscar não é justo, mas é honesto. Então, né, vamos ver o que dá aí. Tomara que tenha alguma surpresa, algum discurso legal, alguma gafe, sei lá, algo que dê pra a gente comentar sobre Oscar por mais alguns dias ainda, hahah. Ótimo post! :)

    ResponderEliminar
  3. Então...eu gosto mto d acompanhar o oscar mas tnho q admitir q a premiação ficou extremamente previsível e se mostra um show de americanos para americanos...Minhas sugestões(certezas) nas principais categorias são: Melhor ator coad. - Christian Bale, Melhor atriz coad. - Melissa Leo, Melhor ator - Colin Firth e Melhor atriz - Natalie Portman...tem uns 3 dessa lista q eu ainda ñ tive a oportunidade d ver, mas acho q o Melhor filme deve ir para O Discurso do rei OU A rede social.

    Qnto ao Christopher Nolan, a Academia parece q o vê apenas como escritor...acredito(torço) q ele ganhe Melhor roteiro original,pq merece.

    PS:apesar do Bale ter ido bem, preferia q o Geoffrey Rush ganhasse. E pra Melhor atriz torço pra Annete Benning, quem sabe aparece alguma surpresa. Flow Marquinhos.

    ResponderEliminar
  4. Tenho raiva do Fabio porque ele SEMPRE sabe tudo de cinema...AHhahAHHah

    E me lembro bem pra que o Sr. disse que oscar era irrelevante ;)

    Não vou comentar sobre o post em si pelos motivos que voce bem sabe...mas está excelente!!!

    ResponderEliminar